A importância de saber a origem e o licenciamento da imagem

 



Caros leitores,

Os direitos de imagem na internet têm gerado muita discussão e dúvidas entre os leitores e internautas que desejam usufruir de todos os materiais disponíveis na rede sem saber da importância de se investigar os licenciamentos que as imagens que utilizam possuem. É sempre importante buscar as origens de tal material que pretende utilizar e quais as licenças impostas nela.

Como descobrir a origem da imagem?

Essa é uma dúvida que pode aparecer em sua mente. Logo porque encontramos imagens em inúmeros lugares e as salvamos muitas vezes sem investigar onde se encontra originalmente. Para esclarecer isso, basta você abrir uma aba no Google e pesquisar por “Google Imagens”. O primeiro resultado que você encontrar o direcionará para a aba abaixo:

 
        Nessa aba, você irá clicar no ícone da câmera fotográfica que o permitirá pesquisar no google através de imagens.

         Ao clicar na opção destacada em vermelho, você poderá pesquisar uma imagem que se encontra em seu computador. Nos resultados da imagem, você pode verificar quais os direitos e licenças que estão vinculadas a ela.


As licenças

Segundo Eugênio (2019), existem três licenças de imagem que podem ser aplicadas na rede. A que nos interessa no poste de hoje é a Creative Commons e suas sublicenças. O site oficial se auto define como “uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos – as licenças CC” (Página inicial).

            São ao todo seis tipos de sublicenças presentes no site oficial do Brasil da Creative Commons. Veja abaixo:


        Essa licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis.


            Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Todos os trabalhos novos baseados no seu terão a mesma licença, portanto quaisquer trabalhos derivados também permitirão o uso comercial.


           Essa licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído a você.

            Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

 

        Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

 
        Essa é a mais restritiva das seis licenças principais, só permitindo que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

 

REFERÊNCIAS:

EUGÊNIO, Marcio. Direto de imagem: o que é? Como funciona? Entenda como usar!. Loja virtual, Canoas, 26, jul. de 2019. Disponível em: https://www.dlojavirtual.com/dicas/direito-de-imagem-o-que-e-como-funciona/#. Acessado em: 5 ago. 2021.

 

CRATIVE COMMONS. Sobre as licenças. Crative Commons. Disponível em: https://br.creativecommons.net/licencas/. Acessado em: 5 ago. 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Gramática do Design Visual de Kress & Van Leeuwen (1996) - A Metafunção Interativa

A Gramática do Design Visual de Kress & Van Leeuwen - Metafunção Composicional

ANÁLISE DA IMAGEM 2 – “Doe Leite materno”