A Gramática do Design Visual de Kress & Van Leeuwen (1996) - A Metafunção Interativa
Caros leitores,
No blog de hoje trago a
vocês uma breve discussão sobre a metafunção interativa proposta por Kress
& Van Leeuwen (1996) para se compreender e analisar um texto visual. Essa
metafunção tem como foco a relação entre o observado (o personagem ou ser
presente na imagem) e o observador (o leitor).
Podemos esquematiza-la da
seguinte forma:
Nota-se que, para se
analisar esse processo, são utilizados quatro recursos, sendo eles: Contato,
Distância ou Afinidade Social, Perspectiva e Modalidade.
1) Contato: refere-se à direção (ou vetor)
apresentado pelo olhar do participante representado em relação ao leitor. Deste
caso, há uma interação efetiva do leitor. Esse recurso pode se apresentar de
duas formas. A primeira é chamada de demanda que trata do olhar direto
do participante para o leitor (imagem A). A segunda, chama-se oferta que
é quando o olhar do participante não se direciona ao leitor (imagem B).
IMAGEM A
2) Distância ou
Afinidade Social: relaciona-se à distância ou exposição do participante em
relação ao leitor. Esse aspecto pode ser apresentado de três formas, sendo
elas: plano fechado (close-up), plano médio (médium shot) e plano aberto (long
shot).
No plano fechado
(close-up), o participante é apresentando, no máximo, até os ombros. Nesse
caso, o texto visual foca nas expressões faciais e sentimentos do participante
(Imagem C). No plano médio (medium shot), apresenta o participante até, mais ou
menos, a cintura aqui o texto visual apresenta um pouco mais de informação
sobre o contexto que o participante se encontra (Imagem D). No plano aberto
(long shot), mostra uma contextualização maior a respeito do que está
acontecendo com o participante (Imagem E)
Imagem C
3) Perspectiva: diz respeito ao ângulo em que os participantes são apresentados. Essa
apresentação pode ocorrer por meio de três ângulos: frontais, oblíquos e
verticais. No ângulo frontal, o participante aparece de frente no nível do
olhar do leitor estabelecendo um maior envolvimento do leitor com o
participante (Imagem F). No ângulo oblíquo, o participante aparece de perfil
provocando no leitor um maior distanciamento da cena apresentada (Imagem G).
Por último, o ângulo
vertical apresenta três variações, que são: câmera alta, câmera baixa e no
nível do olhar. Na câmera alta, a imagem é apresentada de cima para baixo,
estabelecendo uma posição de poder para o leitor da situação apresentada
(Imagem H). Já na câmera baixa essa relação de poder se inverte, agora o poder
se encontra com o participante do texto visual (Imagem I). No nível do olhar é
estabelecido uma igualdade entre as posições do participante e do leitor
(Imagem J).
4) Modalidade: trata-se do nível de realidade que a imagem representa. Para isso, existem níveis de gradação que podem diminuir ou aumentar o nível de realidade da imagem. São eles:
- Saturação de cores: uma escala que vai da saturação de cores até a ausência de cores (Imagem K);
- Contextualização: a presença e utilização de um cenário e o detalhamento de informações apresentadas no texto visual (Imagem L);
- Iluminação: refere-se ao jogo de luz e sombra utilizado no texto (Imagem M);
- Brilho: os diferentes graus de brilho apresentado na imagem (Imagem N).
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