A Gramática do Design Visual de Kress & Van Leeuwen (1996) - A Metafunção Interativa

Caros leitores,

No blog de hoje trago a vocês uma breve discussão sobre a metafunção interativa proposta por Kress & Van Leeuwen (1996) para se compreender e analisar um texto visual. Essa metafunção tem como foco a relação entre o observado (o personagem ou ser presente na imagem) e o observador (o leitor).

Podemos esquematiza-la da seguinte forma:

Nota-se que, para se analisar esse processo, são utilizados quatro recursos, sendo eles: Contato, Distância ou Afinidade Social, Perspectiva e Modalidade.

1)  Contato: refere-se à direção (ou vetor) apresentado pelo olhar do participante representado em relação ao leitor. Deste caso, há uma interação efetiva do leitor. Esse recurso pode se apresentar de duas formas. A primeira é chamada de demanda que trata do olhar direto do participante para o leitor (imagem A). A segunda, chama-se oferta que é quando o olhar do participante não se direciona ao leitor (imagem B).

IMAGEM A


IMAGEM B

 

2) Distância ou Afinidade Social: relaciona-se à distância ou exposição do participante em relação ao leitor. Esse aspecto pode ser apresentado de três formas, sendo elas: plano fechado (close-up), plano médio (médium shot) e plano aberto (long shot).

No plano fechado (close-up), o participante é apresentando, no máximo, até os ombros. Nesse caso, o texto visual foca nas expressões faciais e sentimentos do participante (Imagem C). No plano médio (medium shot), apresenta o participante até, mais ou menos, a cintura aqui o texto visual apresenta um pouco mais de informação sobre o contexto que o participante se encontra (Imagem D). No plano aberto (long shot), mostra uma contextualização maior a respeito do que está acontecendo com o participante (Imagem E)

Imagem C


Imagem D


Imagem E

 

3) Perspectiva: diz respeito ao ângulo em que os participantes são apresentados. Essa apresentação pode ocorrer por meio de três ângulos: frontais, oblíquos e verticais. No ângulo frontal, o participante aparece de frente no nível do olhar do leitor estabelecendo um maior envolvimento do leitor com o participante (Imagem F). No ângulo oblíquo, o participante aparece de perfil provocando no leitor um maior distanciamento da cena apresentada (Imagem G).

Por último, o ângulo vertical apresenta três variações, que são: câmera alta, câmera baixa e no nível do olhar. Na câmera alta, a imagem é apresentada de cima para baixo, estabelecendo uma posição de poder para o leitor da situação apresentada (Imagem H). Já na câmera baixa essa relação de poder se inverte, agora o poder se encontra com o participante do texto visual (Imagem I). No nível do olhar é estabelecido uma igualdade entre as posições do participante e do leitor (Imagem J).


Imagem F


Imagem G


Imagem H

 


Imagem I

 


Imagem J

 

4) Modalidade: trata-se do nível de realidade que a imagem representa. Para isso, existem níveis de gradação que podem diminuir ou aumentar o nível de realidade da imagem. São eles:

  •       Saturação de cores: uma escala que vai da saturação de cores até a ausência de cores (Imagem K);
  •    Contextualização: a presença e utilização de um cenário e o detalhamento de informações apresentadas no texto visual (Imagem L);
  •       Iluminação: refere-se ao jogo de luz e sombra utilizado no texto (Imagem M);
  •       Brilho: os diferentes graus de brilho apresentado na imagem (Imagem N).

 

Imagem K

 

Imagem L

 


Imagem M

 

Imagem N

 Autor: Leonardo da Cunha.

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