Os efeitos de atividades multimodais na capacidade de leitura crítica dos alunos
Proposta: a atividade se destina a alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.
Objetivo da proposta: Praticar a fala e a escrita crítica dos alunos diante de questionamentos nas modalidades oral e escrita a respeito do texto videoclipe em que aborda temas polêmicos e problemas sociais.
O
gênero discursivo videoclipe
Os
gêneros textual-discursivos estão presentes em todas as nossas esferas de
atuação e interação social. Na sala de aula, principalmente nas aulas de
linguagem, não podemos nos desvencilhar do estudo e análise dos mais variados
gêneros que cercam a nossa vida para tornar nossos alunos aptos e conscientes
dos inúmeros tipos de texto que nos cercam.
Na
sala de aula, usamos alguns gêneros para auxiliar nós, professores, a
desenvolver no discente senso crítico sobre os mais diversos aspectos sociais.
Alguns exemplos desses gêneros são: tirinha, charge e até mesmo a notícia e a
reportagem.
Para
motivar os alunos a participarem ativamente dessas estratégias, utilizamos o
maior número de texto que fazem parte do seu ambiente de fora de sala de aula.
Uma excelente ferramenta são os textos vinculados as redes sociais. Além
desses, os videoclipes ganham destaque para os jovens, pois é um material
produzido hoje em dia por grandes produtores, com investimentos altíssimos e
uma história que encanta e diverte muitos.
O
videoclipe não é um gênero novo, mas, assim como o cinema, se atualiza com o
passar dos anos. No geral, esse gênero é multimodal composto por melodia,
imagem em movimento e uma canção. O clipe musical, como também é chamado, pode
ser encontrado em inúmeras plataformas e canais de TV, abertas ou fechadas. Geralmente,
conta uma história curta (dura em média o tempo da música) relacionada ao tema
e informações presentes na canção de origem.
O
texto videoclipe selecionado para a atividade foi What I’ve done, da banda norte-americana Linkin Park. A banda,
composta por seis integrantes, tem como estilo musical o rock ou metal
alternativo.
Descrição:
Fotografia de divulgação da banda. Fonte: Site Letras
(https://www.letras.mus.br/blog/linkin-park-albuns/)
O
vídeo musical em questão faz parte do álbum Minutes
To Midnight (2007) que, segundo o site Letras (Amorim, 2019), esse foi o
disco mais vendido e que alavancou a carreira da banda.
Descrição: Capa de divulgação do álbum. Fonte: Letras (https://www.letras.mus.br/blog/linkin-park-albuns/)
Quanto à temática e ao conteúdo do videoclipe, nota-se que a banda se preocupou em abordar os inúmeros problemas da sociedade, tais como: ambientais, políticos, sociais. A partir de micro vídeos inseridos no enredo do clipe musical, nos deparamos com situações adversas, como: pobreza, a busca excessiva pelo padrão de beleza, guerras, queimadas, desmatamento, Nazismo, poluição, terrorismo etc. Além disso, o videoclipe também traz algumas figuras históricas importantes, por exemplo: Madre Teresa de Calcutá, Abraham Lincoln, Fidel Castro e Mahatma Gandhi.
A teoria:
Multiletramento, multimodalidade e Letramento visual
Hoje, a nossa realidade
está diretamente conectada com as redes sociais e os meios digitais em geral. E
para utilizarmos adequadamente e aproveitarmos ao máximo as ferramentas
disponíveis na internet é necessário que aprendamos a manusear os inúmeros
recursos disponibilizados.
Segundo Coscarelli
(2007), a aprendigem dos vários recursos disponíveis nos meios digitais é fundamental
para o letramento digital dos alunos. Isso significa ter a capacidade de
interagir e compreender o uso da linguagem por meio da tecnologia.
As novas práticas de leitura e escrita exige do aluno um maior letramento visual. É necessário exercitar no corpo discente o senso crítico e a capacidade de inferir a partir de imagens nos mais variados contextos, pois o meio digital é composto majoritariamente (senão na totalidade) de textos multimodas (Silviano, 2014).
Uma leitura crítica visual
Com
base nas discussões iniciais sobre o videoclipe e a exibição dele na íntegra na
sala de aula. Será disponibilizado uma pequena lista com imagens do videoclipe
com questionamentos relacionados.
1. Com base na imagem abaixo, o ser humano tem alguma responsabilidade nessa situação? Por quê?
2. Estamos inseridos em uma sociedade capitalista em que o nosso bem-estar está relacionado ao capital (dinheiro) que possuímos. Com base nos seus conhecimentos a respeito desse sistema econômico e as imagens abaixo responda: de que forma esse sistema afeta o indivíduo?
3. Na sociedade, somos muito cobrados a termos determinados padrões de beleza e vestimentas. Isso influencia até mesmo na aceitação dos indivíduos nos variados grupos sociais. Com base nisso e nas imagens abaixo responda: a preocupação da mulher em manter o corpo magro é também uma preocupação para o senhor da segunda imagem? Justifique sua resposta.
4. No videoclipe, há algumas figuras históricas importantes que causaram grandes transformações sociais. Analise as imagens abaixo e, a partir delas e dos seus conhecimentos de história, responda: as duas personalidades influenciaram da mesma forma e proporção a sociedade? Justifique.
5. As queimadas é uma realidade que nos acompanha desde muitos anos e no atual ano (2021) não é diferente. Com base na imagem abaixo qual a sua concepção a respeito desse fenômeno?
6. O que você entende da imagem abaixo? O que esses homens estão fazendo?
REFERÊNCIAS:
AMORIM, Patrick. Relembre a discografia e a trajetória do Linkin Park. Letras, Belo Horizonte. 18 de out. de 2019. Álbuns. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/blog/linkin-park-albuns/>. Acessado em: 09/06/2021.
COSCARELLI, Carla V. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, C.V.; RIBEIRO, Ana E. (org) Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.
SILVINO, Flávia Felipe. Letramento visual. Texto livre: linguagem e tecnologia,
Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 167-170, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16666/13424>.
Acessado em: 08/06/2021.











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