A Brahma e suas narrativas: uma análise multimodal de uma propaganda de TV a partir dos estudos de Lim-Fei
INTRODUÇÃO
Caros,
leitores! Na postagem de hoje nós iremos discutir um pouco mais sobre os estudos
do multiletramento e sua importância para o desenvolvimento de um letramento
crítico em nossos alunos, principalmente a partir de imagens e vídeos.
O
foco de análise dessa postagem é um vídeo de uma propaganda de cerveja da
Brahma em que apresenta uma breve narrativa sem diálogos sobre um homem em uma
festa noturna e seu mal-estar por conta de um vudu feito por uma ex-namorada. O
material em estudo não é recente, trata-se de uma propaganda lançada na primeira década
dos anos 2000.
A marca de cerveja brasileira Brahma é muito renomada e famosa em nosso país. No mercado desde 1888, ela é a segunda cerveja mais consumida pelos brasileiros e a nona mais consumida no mundo. Além disso, ela faz parte da cultura do brasileiro.
A propaganda em análise: https://www.youtube.com/watch?v=SMX4MnCJqaA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para
a análise do vídeo-propaganda em questão, nos apoiaremos nos estudos do multiletramento,
mais especificamente no trabalho desenvolvido por Lim-Fei (2017) sobre a
análise de discurso multimodal.
Nesse
trabalho mencionado, Lim-Fei (2017) desenvolveu uma abordagem para o ensino de
textos visuais. Ele defende que é necessário fornecer um conjunto de termos técnicos
(metalinguagem) para auxiliar professores e alunos na análise de textos
multimodais, pois metalinguagem fornecida aos alunos os capacita a descrever e
discutir os textos visuais.
Dessa
forma, a Abordagem Sistêmica para ensinar textos visuais enfatiza o ensino
explícito das características genéricas dos textos visuais e apresenta as
estratégias multimodais comuns usadas para envolver os espectadores. Tem como
objetivo fornecer um conjunto de andaimes pedagógicos, informados pela Teoria
Sistêmico-Funcional e insights da pesquisa multimodal, para fornecer aos alunos
uma estrutura e metalinguagem adequada para interpretar textos visuais.
Para a compreensão do texto visual, Lim-Fei menciona que existe três níveis de visualização:
Nosso foco aqui é o nível 2 – Compreensão: entendendo o texto, mais especificamente na Mensagem vinculada ao texto visual. Para esse nível, a Abordagem Sistêmica se organiza a partir do Family Framework em que representa as ideias de uma maneira fácil e acessível para professores e alunos.
ANÁLISE
QUANTA À MENSAGEM
Propósito
Segundo Lim-Fei (2017), o propósito de um texto visual pode ser: educacional, entretenimento e/ou econômico. Por se tratar de uma marca de cerveja, um produto comercializado e muito consumido no Brasil (e fora também), o principal propósito do texto é econômico. Porém, o produtor da propaganda desenvolveu uma história divertida e intrigante que pode levar o seu leitor a rir e se divertir com o que está sendo apresentado, podendo, dessa forma, ter também como propósito o entretenimento.
Apelativo
Para Lim-Fei
(2017), o aspecto apelativo de um texto refere-se ao tipo de persuasão utilizado
pelo produtor do texto para convencer da mensagem que está sendo transmitida, podendo
ser: logos (a razão), o ethos (o poder, relacionado as autoridades do assunto
tratado) e pathos (a emoção e sentimentos do leitor). Na propaganda, o aspecto
humorístico da história apresentada nos possibilita afirmar que o apelo
presente nesse texto é o pathos, pois o produtor do texto convence seus
leitores a consumirem tal produto a partir do humor presente na história
narrada.
Representacional
Para
a construção do sentido do texto, Lim-Fei (2017) apresenta o aspecto
representacional que pode ser: literal (quando o sentido ele está completamente
disposto no texto apresentado) ou inferencial (quando o sentido exige do leitor
algumas inferências para se compreender). No texto em questão o sentido é construído
de uma maneira mais literal, sem a necessidade de muitas inferências por parte
do leitor.
Contextual
O aspecto contextual é formado pela produção e recepção do texto. Quanto à produção, há poucas informações sobre o ano de publicação dessa propaganda, mas acredita-se que tenha sido produzida na primeira década dos anos 2000. A recepção do vídeo pode ser observada pelos comentários vinculados ao texto postados no YouTube.
Kairos
Mesmo
não sendo um aspecto contemplado nos estudos de Lim-Fei (20147), o Kairos, derivada
da retórica de Aristóteles, é muito importante para se compreender na sua
totalidade o texto visual. Segundo Melissa Brinks (2019), o kairos significa
escolher o recurso retórico correto para combinar com o público e o espaço no
qual você está tentando persuadir.
Por
vivermos em uma sociedade culturalmente machista, a propaganda de cerveja foca
no público masculino e em suas necessidades para se livrar de um mal-estar, por
exemplo, uma ex-namorada possessiva e controladora. Para convencer o seu público
(homens, jovens e maiores de 18 anos), a marca de cerveja insere o seu produto em
uma história “cômica” em que o homem está em uma casa noturna de festas (muito
comum e frequentada por jovens) e começa a passar mal por conta de um vodu feito
por uma ex-namorada. O que possibilita a sua melhora é apenas a cerveja Brahma.
QUANTO AO ENVOLVIMENTO
O envolvimento se refere às estratégias utilizadas
para persuadir e atrair a atenção do leitor para o que está sendo apresentado
em textos visuais. Lim-Fei (2017) divide essa noção em quatro elementos, a
saber: proeminência, direção, poder e intimidade.
Proeminência
A proeminência refere-se aos aspectos da ambientação
e os destaques que são dados dentro da fotografia.
Nos primeiros segundos da propaganda, o que se destaca
mesmo é o contexto em que a história se passa, ou seja, a casa noturna. Nesse
momento, a imagem não foca em nenhum ser ou objeto presente no cenário, apenas nos apresenta onde se passa a história contada.
Em seguida, o vídeo traz um foco e nitidez ao personagem
central e a moça que o acompanha.
Como a história se passa em uma casa de festas noturno,
a iluminação do ambiente é escura e tende para um tom mais alaranjado/avermelhado.
Isso acontece pelo fato tanto do mal-estar do protagonista e reforça para nós
a ideia de que está quente e abafado o lugar, como também serve para lembrarmos
da cerveja em questão que possui a mesma coloração no produto e no slogan dele.
Como já se observa nas imagens acima.
Direção
A direção se refere à posição que o olhar do ser
fotografado se direciona. No primeiro momento, o olhar do protagonista se
direciona diretamente para a câmera estabelecendo um contato direto com o telespectador,
envolvendo-o com a história que está sendo contata e àquele ambiente. Porém, com
o passar da narrativa, esse olhar vai se distanciando e deixando o telespectador
de lado. Esse olhar distante, chamado de oferta pelos estudos da Gramática do
Design Visual, foi utilizado para que o telespectador apenas visualize os
eventos da história.
Poder
O poder se refere ao ângulo que se encontra os
participantes dentro do texto visual. Esses ângulos podem ser baixo, alto ou horizontal.
Durante toda a propagando, o ângulo mais utilizado foi o horizontal. Apresentando
uma relação mais próxima entre os personagens e o telespectador. Porém, quando
o personagem está muito mal, o ângulo se altera e o coloca em uma posição
inferior (ou seja, o ângulo da câmera está de cima para baixo). Esse recurso
foi utilizado para sentirmos pena e empatia pelo protagonista.
Intimidade
A intimidade trata da distância dos personagens do texto visual dentro da fotografia. Ela pode ser distante, média ou próxima. Durante toda a narrativa, a câmera focaliza o rosto do protagonista (ou seja, uma fotografia de perto). Esse recurso (que podemos perceber pelas imagens acima) é utilizado para transmitir de forma mais clara os sentimentos e emoções do personagem para o telespectador, ou seja, a propaganda exige de nós empatia pela dor e mal-estar do protagonista.
QUANTO À FORMA
Refere-se à relação entre as partes no
texto visual às funções típicas que elas servem (LIM-FEI, 2017). Os recursos
típicos da forma dividem-se em: Visual e
Língua.
Os recursos visuais são divididos em
quatro aspectos. O primeiro, exibição principal, refere-se aos elementos que
são descritos com maior e mais proeminência com a função típica de chamar a
atenção do visualizador e despertar o seu interesse. O segundo aspecto, foco de
atenção, refere-se aos recursos mais destacados da imagem para prender o foco
do visualizador. O aspecto seguinte, ícone, refere-se às representações
gráficas das ideias para um processamento de informação mais rápido. E, por
fim, logo, que é caracterizado pela representação gráfica da organização.
Na propagando publicitário em análise, a
exibição principal e o foco de atenção estão principalmente presente no final
da narrativa quando o personagem central começa a ingerir um copo da cerveja e
mostra com ênfase e destaque o quanto o produto está trazendo um bem-estar e
melhora ao personagem. Quanto ao ícone e a logo, são percebidas na estampa do
copo bastante centralizado na imagem para nos lembrarmos da qualidade e
benefícios da cerveja em questão em momentos como o apresentado.
Os recursos linguísticos são divididos em
oito aspectos. O primeiro aspecto, título, é o texto de grande destaque com a
típica função de atrair a atenção do visualizador. O segundo aspecto, slogan,
refere-se a frase promocional vinculada à marcas com o intuito de cativar o
público e a vender o produto. O próximo aspecto, texto principal, refere-se ao
texto verbal menor com as informações principais trazendo mais detalhes e
descrição sobre o produto. O quarto aspecto, marca, trata-se do nome da marca
ou o nome da empresa do produto com a intenção de identificá-la. O outro
aspecto, nome do produto, tem como finalidade identificar ou conscientizar
sobre o produto. O próximo aspecto, call to action, refere-se ao comando
apresentado para levar o leitor a fazer algo. Temos ainda lista de itens que
traz mais informações. E, por fim, chamar e visitar informações que chama a
atenção para algumas informações importantes.
Na propagando em questão, o único momento
em que é apresentado um texto ou algum recurso verbal (além do apresentado logo
acima) é no encerramento do vídeo que os criadores apresentam a imagem abaixo.
Apesar de bem simples, podemos extrair
muito informações da imagem. O título, a marca e o nome do produto estão
associados à Brahma que está em destaque acima. O slogan é a expressão inglesa
“refreshinly” que significa refrescante. O texto principal e o próprio site da
empresa para mais informações sobre o produto e onde comprá-lo item que ainda
podemos incluir os aspectos chamar e visitar informações e lista de itens. Por
fim, o aspecto call to action não é apresentado de forma verbal na propagando
analisada, mas durante todo o vídeo o telespectador é levado a consumir a
bebida pela história envolvente e divertida que é apresentada.
CONCLUSÃO
Nossa
sociedade hoje está submersa em inúmeros textos multimodais. A internet e a mídia
em geral, nos apresenta vários tipos de textos e para compreendê-los e analisarmos
criticamente é necessário fornecer aos nossos alunos alguns mecanismos de investigação para a leitura integral de um texto visual.
O multiletramento é uma linha de estudo que fornece ao professor e aluno a
possibilidade de analisar criticamente os inúmeros textos visuais que nos
deparamos a todo o momento.
REFERÊNCIAS
BRINKS, Melissa. Ethos, Pathos, Logos, Kairos: The Modes of Persuasion and How to Use Them. PrepScholar, 20 de Junho de 2021. Disponível em: <https://blog.prepscholar.com/ethos-pathos-logos-kairos-modes-of-persuasion> Acesso em: 23 de junho de 2021.
Lim-Fei, V. & Tan,
K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O.
& Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and
methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017. (no prelo)
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